domingo, 21 de fevereiro de 2010

[Tutorial] Encontrar códigos de Action Replay

Olá visitantes do Planeta Zebes. Hoje eu venho trazer até vocês, um tutorial ensinando a encontrar seus próprios códigos de Action Replay(Par Codes). Nesse tutorial, irei usar o emulador Zsnes 1.51 para encontrar códigos mais básicos. Em um futuro tutorial, falarei mais sobre os códigos, e direi como funciona os códigos mais complexos.

Como funciona o sistema de busca:


Select size and format:
1 - O código varia entre 0 e 255 - 1 Byte
2 - O código varia entre 0 e 65535 - 2 Bytes
3 - O código varia entre 0 e 16777215 - 3 Bytes
4 - O código varia entre 0 e 4294967295 - 4 Bytes

5 - O código está em base decimal(10)
6 - O código está em base hexadecimal(16)

Select search type:
7 - Valor exato de busca
8 - Busca comparativa

9 - Iniciar uma busca


Busca com valor exato:
Agora que temos uma noção do sistema de busca, iremos encontrar nosso primeiro código básico usando o sistema de busca exata. Vou utilizar a rom "Final Fight 3 (u)" para fazermos nossas buscas.
Abra o emulador, carregue a rom e jogue até o determinado ponto:

Eu irei criar um código para que as vidas(existem 5) fiquem sempre no seu máximo. Eu sei que o máximo de vidas no jogo é 9, então sabemos que nosso código varia entre 0 e 255(1 byte). Marcamos assim no emulador:

Na próxima janela colocamos o número de vidas que temos(5) e clicamos em Search(procurar):

Eu obtive 1168 resultados iguais para o número 5. Mas eu não bebi xixi de cigano para adivinhar qual desses 1168 códigos é o responsável pelas vidas. Então eu volto para o jogo(Esc) e morro uma vida(4). Volto ao menu de procura e continuo minha busca, com o valor 4 agora:


Consegui encontrar dois códigos. Então vamos alterar o primeiro e ver se ele é o responsável pelas vidas. Escolha o primeiro código(7E0515) e clique em add:

Na próxima janela, em "Enter new value" você deve colocar o valor que deve ser freezado(9 vidas). Em "Enter cheat description" você coloca uma descrição do cheat(não é obrigatório). Após feito tudo isso, clique em add:

Irá aparecer uma janela assim:

Volte ao jogo e veja que o código funcionou perfeitamente:

Ainda fiz um código para fazer o tempo parar, tentem fazer esse código usando as técnicas ensinadas ai acima. O código para parar o tempo é: 7E040563



Busca comparativa:

Depois de aprender a fazer uma busca exata, vamos a parte mais complicada, a busca comparativa. Não há fórmula mágica para fazer uma busca comparativa. Como o próprio nome já diz, temos que comparar valores até encontrar o valor desejado, o que pode dar muitas dores de cabeça e alguns minutos, ou até horas na frente do PC. Vamos reconhecer a janela de busca comparativa:

Select comparison:
1 - O novo valor é >(maior que) o valor antigo
2 - O novo valor é <(menor que) o valor antigo
3 - O novo valor é =(igual) do valor antigo
4 - O novo valor é !=(diferente) do valor antigo

Vamos criar um código para que a barra de energia(PV/Vida) do primeiro jogar esteja sempre cheia. Não irei dar muitos detalhes(imagens) nessa parte. Deixe sua janela assim:

Clique em Start:

Volte ao jogo(Esc), leve alguns golpes e retorne para fazer uma busca <(menor que) a anterior:

Repita esse processo até restarem poucos códigos. O mínimo de valores que consegui foram 3(7E0405XX, 7E0553XX e 7E058CXX). Sei que os dois últimos são interligados:

Eu morro uma vida e faço uma busca com >(maior que), pois meu life está maior que na pesquisa anterior. Mas não é só isso meus caros. Agora sabemos o valor que indica que a barra de life está completa. Por intuição, eu adiciono os dois códigos interligados com o valor 71(que é o valor que ele está indicando agora):

O código funciona perfeitamente. Fiz um código para fazer com que a barra de especial fique sempre cheia. Tente fazer você mesmo usando as dicas dadas ai acima. O código que eu criei é: 7E05165C


Para quem teve uma boa leitura e pôs em prática tudo que foi explicado, está de parabéns. Quem não conseguiu, mas tentou, está de parabéns também. Qualquer dúvida basta deixar um comentário que eu terei o enorme prazer em responder.

Créditos: Todo texto e imagens postadas aqui, foram digitadas e tiradas por mim mesmo.

3 comentários:

  1. Meus parabéns. Tutorial muito mas muito bem feito. Em casa vou testar e ver se funciona em outros jogos.. valeu aí Álysson

    ResponderExcluir
  2. pow cara meus parabens eu sei add aguns codigos mais estava a procura de algumas dicas para aperfeisoar . valew abraço

    ResponderExcluir